M & M

M & M - Quem desejar ver mensagens antigas (10/2006 - 12/2012), é só carregar aqui!

(http://donasdomeumundo.blogspot.pt/)

sábado, 20 de julho de 2013

Sinai Bay

Fomos de férias para um sítio maravilhoso no norte do Egipto - Sinai Bay - uma baía em frente à Jordânia e à Arábia Saudita, ao lado de Israel, banhada pelo Mar Vermelho, no meio das montanhas, elas sim, vermelhas, dando nome ao mar transparente e quente, que lembra um aquário.




Como é habitual, chegar lá não foi evidente. Lisboa não nos parece uma capital com ligações aéreas simples para muitos destinos. Desta vez passámos em Bruxelas e em Bruxelas passámos um frio invulgar para meados de Junho. 



Ficámos um dia e uma noite em casa de um amigo, Alain, e dos seus 5 filhos rapazes, (Viva os amigos!!) e aproveitámos para mostrar a cidade à Mathilde e à Manon, com passagem pela incontornável Grand Place, passando pelo Schtroumpf e, claro, o Manneken Pis que desta vez estava vestido com a roupa de uma associação qualquer que cantava, tocava e bebia cerveja despejada factualmente da fonte.  Allez les belges! 




A estátua de Everard't Serclaes não estava. 

De tanto lhe tocarem turistas e autóctones à procura da felicidade (também eu lhe toquei há uns 18 anos, e pouco depois encontrei o Xav ;) ), e, consequentemente, devido ao estado "demasiado acariciado", teve de ir para restauração sem data certa para regressar.
Tive pena, gostava que as manas e o Xav lhe tivessem tocado, mais que não fosse para satisfazer o meu pensamento mágico.


No Egipto não houve frio algum. 42º à sombra, água quente, vento quente, palmeiras, montanhas, tudo como adoramos!




As manas deliraram. 

Para além do golf, ténis, tiro ao arco e vela que costumam fazer, desta vez estrearam-se no ski aquático, e muito bem. 








A Manon resolveu um dia fazer step e a Mathilde seguiu-lhe as pisadas (o termo aplica-se mesmo), no dia seguinte. E não se saíram nada mal! 









Outra novidade foi o snorkling, que as deslumbrou.






Ainda houve tempo para tratar dos pés e das mãos ;)





E, como, não podia deixar de ser, brincaram, nadaram, fizeram espectáculos, dançaram, cantaram e encantaram. 













Lá pelo meio das férias, fomos a Petra, na Jordânia. 




Petra é uma das 7 Novas Maravilhas, as 7 Maravilhas do mundo moderno.


Na rota da seda, esta necrópole, foi cobiçada por muitos povos. Apenas 15% é visível.os restantes 85% continuam enterrados a 7 metros de profundidade. Ainda assim, o que se vê é imenso e incrível. 



Existe há 25 séculos e já serviu de cenário a filmes como "Indiana Jones e a última cruzada" e "Transformers".





O que mais nos agradou foi o enorme canion que nos leva ao "Tesouro". 
















O que mais nos chocou foi o lixo, moderno, como o mundo. 

Garrafas de plástico, latas de bebidas, embalagens de aperitivos, sacos de plástico, tudo espalhado, por todos o lado, nos caminhos, e nas construções. Dentro das tumbas, o mau cheiro impera. Uma pena. Apenas o canion é limpo. 
Quando o comentámos, responderam-nos que nas pirâmides ainda é pior. Ficámos espantados. 
Outro motivo de espanto foi sabermos que não é possível, de há 5 anos para cá, entrar em alguns locais pois os turistas entretinham-se a gravar ditos nas paredes, destruindo os frescos. Há lá coisa mais absurda do que um "Tó Love Cáti!" numa tumba de Petra?! Enfim... a condição humana tem destas coisas. Suponho que se os museus ocidentais não tivessem guardas e barreiras, as exposições teriam direito a grafitis e pastilhas elásticas coladas nos vidros. Em Petra não há guardas, nem protecções.

Seja como for, é um local mágico, de sonho, de filme.

A Mathilde e a Manon adoraram. 



Não foi nada fácil pois andaram sem parar, com 40 graus à sombra, durante 4 horas, mas chegaram ao fim e a a mais pequena confirmou-nos o seu deleite, e mais crescida concluiu decidida "Foi difícil! Mas valeu a pena!" É sempre tão bom quando isto acontece!









Foram umas belíssimas férias!!!











Mais uma vez, fomos bafejados com o calor dos amigos que nos acolheram com amor e carinho.


Mil obrigados Natacha, Nicola e Maura!!












Sem comentários:

Enviar um comentário